Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

TransplanteS… O retorno da vida?

Transplantes: o retorno da vida

Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.  

Perder? Como?  Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo”.

 Definição de filho por José Saramago

 Quis comecar o post desta semana com a definicao so Saramago, remetida por uma querida, nova, amiga. Ela acaba de perder um filho, aos cinco anos de idade, por leucemia. Isso mesmo, meus amigos. Um transplante de uma parte da medula ossea de alguem, compativel com esse carioquinha, poderia te-lo mantido neste plano. 

Quando eu ainda brincava de jornalismo no dia a dia, ha cerca de uns dois anos, fiz uma reportagem sobre doacao de medula. Lembro-me, em Brasilia, do atendente do Cadastro Central de Doadores me dizer ao telefone: nao eh um processo simples, a doacao de medula. Tem anestesia e o doador pode morrer. Mesmo sem pernas dei um pulo na cadeira e bronqueei: O senhor ta maluco? O senhor fala com uma transplantada. E a vida que tenho hoje, gracas aos familiares do meu doador de ossos, pensa diferente do senhor…

Nao sei o destino desse cidadao, mas o que dah na cabeca de alguem para ir contra a doacao de algo que pode ocorrer em vida??? Se fosse ele ou um familiar, nao iria aprovar a doacao?

A doacao de medula nao eh como sangue, tao simples. Mas nao eh delicada como operar um coracao, por exemplo.

Doadores
Para ser um doador, procure o banco de sangue de seu municipio, e se cadastre. O seu perfil sera inserido num banco virtual, e quando encontrarem um possivel receptor, vao ligar para que voce siga o procedimento e possa salvar uma vida. Para retirar um pouquinho da sua medula, a equipe te anestesia, e retira o material do quadril ou/e da coluna. Em algumas horas voce podera ir embora.

Osso
Para doar o osso, ai sim, somente post mortem. Por isso, o importante eh comunicar os familiares o desejo de doacao. 

Novidades…
Ontem, terca, 04 de outubro, passei por uma junta medica e, gracas a Deus, to liberada para trabalhar. Me deparar com o local onde sofri o acidente, e finalizei o que chamo de “quebradura do femur”, foi inusitado e confuso. Uma serie de imagens entravam e saiam de minha cabeca…

TAXI NA Capital Federal leva mais de duas horas para chegar… Que Pais eh esse, ja cantou e nos brindou Renato Russo….

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: