Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Saúde lembrada no Níver do Brasil…

A independência por trás do 7 de setembro.


Hoje, sob um sol escaldante na Capital Federal, cerca de 100 mil pessoas participaram de movimentos na Esplanada dos Ministérios. Em clima pacifico e de respeito mutuo, de um lado, os brasileiros que assistiram ao desfile oficial de sete de setembro. Do outro lado da esplanada, em frente a Catedral, tomava corpo a MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO, que abarcou uma diversidade de movimentos, entre eles o MOVIMENTO PELA SAUDE.

Coordenado por Fernando Gomide, representante dos pacientes com doenças raras, o qual integro, por Lauda Santos, mae de Laís, 22 anos, com artrite desde os 2 anos de vida, auxiliados por mim, que luto pelo transplante de ossos no Brasil, e pelos pacientes com reumatismo, nosso movimento tomou  e se fez ouvido por sem-terra, CUT, movimento pela Educacao e demais publico presente.

Crianças, adultos, pais, paravam Lauda e eu perguntando: o que eh PCDT? Qual a reivindicação de vocês? Meu filho pode ter essa doença e eu nao saber???, outros questionavam.

Gracas a Deus, Laís ficou em casa, pois esta cadeirante e, como prevíamos, lá nao havia acesso. O DETRAN-DF disse que eu teria de ter chegado ate 8h30 para “tentar pegar uma credencial de cadeirante”. Risos. Para que existe a minha credencial permanente, pergunto… E porque preciso chegar 2 horas antes de todos, se nem banheiro publico tem e se eu quiser fazer xixi, tem de ser na calca?

Eh por esse Brasil que eu, correspondente do Reumatoguia na Capital Federal, e colunista da instituição, luto. Luto com essa nação que confia num mundo mais justo, mais igual, com menos dor e mais saudável.

Luto por uma informação publica, gratuita, e com qualidade. Para o meu filho Sergio, para o seu filho, para os nossos netos, e para a gente tambem.

Por isso, estamos trabalhando junto ao Ministerio da Saude buscando uma campanha informativa contra as doenças reumáticas. Dia 30 de outubro esta ai, e alem de alguns pacientes e associações, nada se ouve falar. Enquanto isso, do universo de pessoas com deficiência, entre elas, reumáticos, menos de 5% integram o mercado de trabaho… E desse universo, bem, grande parte eh de aposentados por invalidez…Para se ter idéia, do grupo que conheço, de pessoas com a mesma doença que eu, somente eu trabalho…

Espero que o sete de setembro de 2012 do Governo Dilma seja mais saudável. Ai, poderei ficar em casa curtindo meu filho, ao invés de me vestir de luto e  muletas PARA FAZER PASSEATA por SAUDE, lutando contra a dor da placa de consolidação da fratura de femur, contrA os 20 parafusos, e, enfim, contra a dor e o avanço da artrite.

LARISSA JANSEN
Jornalista correspondente especial voluntária
Quer se corresponder comigo?
http://www.transplanteosseo.wordpress.com

Confira as imagens da luta:

1 Comentário»

[…] caixinha: uma camiseta da Marcha da Saúde, de ontem, com o dizer SAUDE JÁ!; o livro Diário de um transplante ósseo – na real, dois – de […]


Deixe um comentário

