Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Fogo


Fogo
Tudo que vejo durante a tempestade – fogo e poesia.
Poesia hoje tornou-se meu dia a dia.
Vejo no meio da tempestade desta reabilitação, cheia de incertezas, e de tão poucas certezas, o meu joelho que nao cicatriza. A placa que insiste em doer no frieza do meu joelho, da teriparatida e da luta contra a osteoporose.
Comecei a guerra, e por mais difícil seja, nao vou esmorecer. Cair sim, levantar tambem. Porque tudo na vida eh fogo, que abrasa o fogo do meu coração a encontrar o macio da tua mao. Que acalma o frio do meu joelho ao encontrar a tua visão, e que cicatriza cada dor do meu coração.
L Jansen

Verdades sobre a reabilitação….

Encontrei na pagina de abertura do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, INTO, noticia sobre reabilitação. Penso nas tres fases que considero essenciais para a recuperação: primeiro mês, recuperar. Segundo mês, e terceiro, fisio, fisio e fisio. Quatro e afins, se acostumar a nova realidade.

Vejo que terei de me submeter a nova cirurgia, a cada dia mais perto se encontra de meu hemisfério esse fato. Apesar da incansável fisioterapia, que faço de maneira sagrada de segunda a segunda, ainda que por vezes sozinha,  apenas com os pesos na perna, colocados por alguém próximo; apesar da teriparatida que iniciei segunda feira passada, e remédio esse no qual estou apostando todas as fichas na luta contra a osteoporose; apesar da melhora diaria na qualidade de vida – sinto meu corpo ainda fraco. Meu próprio cirurgiao pensa em esperar mais para poder retirar a placa, pois há vários fatores envolvidos. Meu lado físico, emocional, social, financeiro, meu trabalho, a vida.

 “A recuperação depende de cada paciente, mas acho possível que uma pessoa sem grandes danos ou lesões profundas na medula, se recupere totalmente com um bom programa de reabilitação”, afirma a fisiatra Eliane Araújo, chefe da Unidade de Reabilitação do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Diversos profissionais estão envolvidos nesse processo como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. A equipe multidisciplinar tem como meta melhorar a vida do paciente no aspecto social, físico e psicológico. Esse trabalho pode ser iniciado antes mesmo de uma cirurgia. Este é o caso de pacientes que passam por uma reabilitação emocional como preparação para uma amputação.

Fonte: INTO

Ao longo da vida, pessoas como eu, com artrite e demais doenças crônicas, passarão por reabilitação diversas vezes. Somente eu já me reabilitei mais de sete vezes. E agora, ao retirar a placa, vou me reabilitar de novo.

Mas que venham as reabilitações e todos os desafios inerentes nela. Nao consigo dobrar o joelho, porque a placa se insere na lateral do meu joelho e nao me deixa dobra-ló? Sem problemas! A gente encara nova cir e corrige.

O joelho ainda dói? Vamos ganhar massa muscular e óssea, com a teriparatida, e interromper a dor.

E assim, mostrar ao meu filho que a vida eh bonita, eh bonita e eh para ser vivida…

Cancer: O II Fórum de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia reunirá os principais especialistas, gestores, organizações da sociedade civil e pacientes que se envolvem e são atuantes em questões relacionadas ao mundo do câncer. Dia 26 agosto. Em São Paulo. Dúvidas? entre em contato com  Dayane Azeredo: (11) 2503 7845 ou eventos@oncoguia.org.br

Recursos genéticos: 57º Congresso Brasileiro de Genética: http://t.co/Mo0R4SY.

HepatitesMS: via twiter, Doadores de medula óssea cadastrados em programas de transplantes devem ser vacinados contra hepatite A http://t.co/f6dYbkD

“Buscar na linha fria do horizonte a árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte – os beijos merecidos da Verdade” (F.Pessoa).

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: