Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Luz e sombra

De tudo ficaram três coisas
A certeza de que estamos sempre recomeçando…
A certeza de que precisamos continuar…
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar…
Portanto devemos fazer da interrupção um caminho novo…
Da queda, um passo de dança…
Do medo, uma escada…
Do sonho, uma ponte…
Da procura, um encontro…
Fernando Pessoa – Vida

Calendário da saúde:
25 – Criação do Ministério da Saúde (Lei 1920/53)
27 – Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho
28 – Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais
Fonte: Ministério da Saúde 

Nesta semana aprendi que todos temos o lado sombra, e o lado luz. Devemos usar ambos os lados para nos levar a felicidade. Cair faz parte da vitoria. E quanto maior a queda, maior a vitoria, se deixarmos a luz vir.

Entendam porque falo isto…

Começo o texto desta semana com a noticia de que a cidade de Ribeirão Preto, no estado de Sao Paulo, ganhou um banco de tecidos, de acordo com informações publicadas na imprensa. Instalado no HC (Hospital das Clínicas), o primeiro banco de tecidos humanos do interior do estado de São Paulo -o sétimo do Brasil, voltado à captar, processar, armazenar e distribuir ossos, peles, válvulas cardíacas, tendões e ligamentos.

Penso: nao seria mais importante aumentarmos a captação de ossos nos bancos de ossos que já tem estrutura para atender a demanda, ao invés de ampliar o número de bancos e pulverizar a captação, tornando a desigualdade maior, já que sabemos haver mais “saude” onde há mais informação? Nao ficam mais prejudicados os menos informados, já que a doação cai onde nao ha informação? Pra pensar…

Como divulgado neste blog por diversas vezes, o transplante osseo atende pacientes com grande perda óssea que nao conseguem repor osso via proprio organismo, como reumáticos a trocar próteses, pacientes diagnosticados com câncer e osteoporoticos.

Mas quero contar para vocês como tenho me sentido com esta cirurgia de osteosssintese, ou seja, redução de fratura de femur. O joelho ainda dói muito e não consigo dobra-lo mais do que 45 graus. Alem da coxa doer, tem o próprio joelho e a incisão, que ainda nao esta sem casquinha 100%, exatamente na altura do joelho, onde faço a tração contra a gravidade. Os mil remédios, a fisioterapia, os médicos, exames de imagem, de sangue…

O grande barato desta semana, todavia, foi voltar a Vara da Infância e apertar o passo da adoção do Sergio, que se Deus quiser, esta bem pertinha. A cada dor de tração, a cada dia difícil, a cada passo para reaprender a andar pela sétima vez, a cada exame chato, penso no meu filho, pois ja sei que sera menino, no quanto o espero, no quanto os padrinhos e tios estão babando nesta fase, em me chamando de mamãe e curtindo comigo tudo de bom e de ruim que esse mundao de Deus nos proporciona.

Penso no rostinho dele e tenho forcas para lutar contra esse raio de osteoporose que fraturou minha cervical, úmero, pés, femur em varias partes e costela. Vamos começar a teriparatida! Neste momento, a unica medicacao capaz de conter esse tipo de osteoporose que tenho.Os exercícios físicos, sol, vitaminas e bom humor já estão de volta, após dias nublados na capital federal.

E que venha o Sergio! Pra brincar com a mamãe e seu novo femur e quadris!

Ate a próxima!

LEMBRETES
VACINA – Termina sexta-feira a vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba em crianças deste sete anos. A vacinação se aplica aos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Bahia, Ceara, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

CORREÇÃO CIRÚRGICA GRATUITA – A operação sorriso estará no Rio de Janeiro triz do crianças com lábio leporino e fenda palatina Lara cirurgias gratuitas. Dias 06 e 07 de agosto, na UFRJ. http://www.operacaosorriso.org.br

FERIAS PARA INFÂNCIA EM SP: O Instituto Butantan preparou uma programação especial de ferias: o Museu de Microbiologia abrirá o laboratório entre os dias 19 a 29 de julho das 9h às 16h30. Nos dias 20 e 23 de julho, às 14h, acontece o “Pesquisador por um dia”, voltado para crianças a partir de 10 anos. Quem quiser acompanhar sessões gratuitas de contação de estórias poderá visitar o Instituto entre os dias 19 e 24 de julho. A atividade acontece em dois horários: às 10h30 e às 11h30, em frente ao Museu de Rua. Para mais informações: http://www.saude.sp.gov.br

FRATURA DE FEMUR – A pagina da secretaria estadual de saúde do RJ esclarece que  levantamento do Ministério da Saúde aponta: 1.478 idosos morreram em decorrência de fraturas do fêmur em 2009. O consultor de Geriatria da SES, Salo Buksman, revela que cerca de 5% das quedas resultam em fraturas e outras 5% em ferimentos graves. De acordo com ele, a fratura de femur representa risco de até 20% de mortalidade ao longo do primeiro ano do acidente. O coordenador de Ortopedia da SES, Leonardo Rocha, explica que o alto índice de mortalidade deve-se às possíveis complicações decorrentes da fratura. Entre elas, trombose, ferimentos na pele, infecções. Quer saber mais? Clique na fonte: http://www.saude.rj.gov.br, de onde extraímos essa noticia.

REDES SOCIAIS: sempre bom lembrar que no meu twiter @lala_jansen você confere notícias fresquinhas de saúde, diariamente, e de jornalismo e direitos humanos. No Into você também confere as redes sociais! Participe! O Into – Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – continua cadastrando voluntários com osteoporose para participar de pesquisa. Acesse o formulário no site ou ligue para 21 3512-4987 ou 3512-4988. Acesse http://www.into.saude.gov.br.

OSTEOPOROSE: Ministério da Saúde lembra que banho de sol matutino é a melhor fonte para repor a vitamina D na época mais fria do ano. A vitamina D sabe-se ser uma das formas de dar condições ao organismo para sedimentar cálcio e demais medicamentos na luta contra a osteoporose, a doença dos ossos de vidro.

E para fechar… Que jogo o de hoje… A Granja estava perfeita para me fazer chorar na tração de joelho… Aiiiii!!!!

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: