Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Doação de ossos se faz necessária a cada dia

Recorde do Into enfatiza a campanha informativa de doação de ossos

 Apesar do recorde de doações do Banco de Ossos e Tecidos Musculoesqueléticos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), hospital do ministério da Saúde no centro do Rio de Janeiro, em 2010, a necessidade de doar ossos ainda é grande.  A fila de espera pelo osso continua.

Hoje, o Into conta cerca de 350 pessoas aguardando um doador para serem operadas pelo Sistema Único de Saúde. No início de 2010 essa fila era de cerca de 700 pessoas. Em 2006, quando me operei, eram mais de mil pessoas esperando um osso, entra elas, eu. Reaprendi a andar após os dois transplantes e hoje, reaprendo a andar pela sexta vez, devido a uma grave lesão no joelho. Um pouco dessa história eu conto no livroDiário de um transplante ósseo – na real, dois”.

 Dados

Em 2010, o único dos seis bancos de ossos do Brasil que é 100% gratuito aumentou em 36% a captação de ossos em relação ao ano de 2009 – “Foram 15 doações de cadáver e 13 doações de doadores vivos (cabeças femorais), explicou o chefe do banco de ossos do Into, o médico Rafael Prinz. Todavia, ele mesmo esclareceu que, apesar da fila do Into, “Atualmente estamos em condições de atender aos pedidos externos, devido a melhora do nosso estoque, e já estamos encaminhando tecidos para transplante ortopédico em outros estados, como Minas Gerais e Santa Catarina”, divulgou.

 Médico: Saiba como receber o osso a ser transplantado

Para tanto, o médico transplantador (que deve estar cadastrado no SNT – Sistema Nacional de Transplante) deve entrar em contato com o banco de ossos e tecidos do Into para solicitar o enxerto e receber esclarecimentos dos papéis necessários. O hospital onde o mesmo irá realizar o transplante também tem que estar credenciado e autorizado pelo SNT.  “O transporte aéreo é gratuito para o local da cirurgia por meio de acordo com empresas aéreas parceiras”, atestou Prinz.

Lembramos que não é preciso haver um banco de ossos em cada Estado. O importante é ter doação porque, então, o ossos pode seguir para qualquer local, já que não se trata de órgão, mas tecido. E, portanto, pode ser transportado posteriormente a morte do doador.

 Petiscos

CALENDARIO abrapar 2011 –  Nesta segunda, 21 de fevereiro, a Associação Brasiliense de Pacientes Reumáticos (Abrapar) reinicia suas atividades. Para este ano de 2011, terapia do riso, dicas de combate às doenças do coração e outras seqüelas do reumatismo. Amanhã, 14h30, no Clube Previ (912 Sul). Participe! Para mais informações, 55 61 3425-2662.

Trabalho para PCDs – Queridos amigos com deficiência, ATENÇÃO!!! Estão abertas as inscrições para o concurso ao Tribunal Regional Federal da 1.ª Região. Há vagas para PCD – pessoas com deficiência. Converse com seu médico se a sua doença se enquadra em doenças funcionais, e boa sorte! Confira mais informações e o edital em WWW.jfdf.jus.br ou WWW.trf1.jus.br.

 Saque de FGTS e compra de carro com isenção de imposto  – Meus amigos, sei bem o quanto é desgastante a gente, doente, correr atrás dos direitos e ninguém nos informar direito. Por exemplo, recebi relatos de que no estado de São Paulo, em alguns casos, pessoas com artrite conseguem sacar FGTS sem recorrer a Justiça. Em Brasília eu não consegui… Mas comprei carro com isenção de imposto. Dicas valiosas podem ser obtidas em WWW.reumatoguia.com.br. Confira.

 Datas: 18 de fevereiro – Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Se beber não dirija, se dirigir, não beba… Sua família e cada um de nós agradece.

Anúncios

1 Comentário»

  Ministério wrote @

Olá, blogueiro (a),

Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

Acesse http://bit.ly/cMyN1F e saiba mais.

Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Atenciosamente,

Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: