Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

15.11: Proclamação da República Federativa do Brasil

Palestra em 10.10.10, na capital federal

Será que estou doidona? Postando sobre Proclamação da República num local de transplante ósseo? Amigos, nunca estive tão sóbria!

 Desculpem esse um mês sem post, mas rompi o menisco direito e descobri três lesões nas C2, C3, C4 e nas Ts. Isso que parece uma péssima notícia para quem me lê é apenas a minha realidade, e a de mais 16 milhões de brasileiros que, como eu, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, sofrem com algum tipo de reumatismo.

 Essa é a nossa realidade. Trabalhar, cuidar da família, dos amigos, da gente. Driblar as lesões da artrite e demais reumatismos, e de tudo que vem com eles: as seqüelas. No meu caso, o risco cardiovascular – fiquei hipertensa e tenho triglicerídeos e colesterol nas alturas. Tentar controlar a osteoporose. Tudo isso para ter mais qualidade de VIDA. VIDA COM QUALIDADE. É por isso que luto, há sete anos de forma bastante incisiva, aqui no Brasil. Para ajudar aos bravos lutadores que, como eu, ao invés de aceitarem uma sentença de incapacidade lutam contra a seqüela social, como diz minha médica e amiga Sheila Knupp.

 Isto representa tratamento com qualidade; sexo e namoro sem preconceito; trabalho com condições laborais adequadas; chefes e colegas adeptos à inclusão social. Só assim nós, esses mais de 16 milhões de brasileiros, nos sentiremos incluídos. Vamos aos petiscos da semana coletados por mim, Larissa Jansen…

 Petiscos

 Na sexta-feira, dia 19 agora, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicará uma pesquisa sobre saúde no Brasil… Vale conferir: www.ibge.gov.br.

 O Senado Inclusivo dá mais um passo muito importante para a inclusão social. Dias 08 e 09 de dezembro agora realizará um ciclo de debates sobre a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência. Inscrições e informações em www.senado.gov.br/debatebrasil.

 A Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos –ANAPAR luta para incluir-se numa Câmara Técnica para apoio a pacientes crônicos, na ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Num país com uma República Democrática, isso deve ser Lei e direito de todos, e não apenas dos informados… Para saber mais da Anapar envie e-mail para anaparreumato_brasil@yahoo.com.br.

 Ortopedistas de todo o Brasil se reúnem, até amanhã, aqui em Brasília. Eles participam do 42º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. A ortopedia é a ferramenta cirúrgica que nós, pacientes com reumatismo, usamos em alguns casos para reconstruir nossa articulação e ter mais qualidade de vida, como eu tenho hoje graças aos dois transplantes de ossos que fiz em 2006. Informações em http://www.cbot2010.com.br/.

 A campanha de doação de órgãos e tecidos do ministério da Saúde pode ser baixada em http://doevida.com.br. Neste ano o ministério optou por voltar ao assunto do ano passado: você escolhe doar, mas quem decide, é sua família. Por isso, o diálogo e a informação são essenciais. Lembre-se que, assim como eu, hoje viva graças a dois doadores, neste exato momento outros 600 brasileiros aguardam um doador pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, o único dos seis bancos de ossos 100% gratuito no País.Praguinha_7cmdiametro

Anúncios

1 Comentário»

  Ministério wrote @

Olá, blogueiro (a),
Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
Acesse http://www.doevida.com.br e saiba mais.
Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: