Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Pout Pourri em Natal

Rubens e eu, na Siciliano de Natal (RN)

Transplante de ossos e tarde cultural alegram a cidade

 Na última sexta-feira, dia 28/08/10, fui brindada pela vida com a oportunidade de levar até Natal, capital do Rio Grande do Norte, um pouco de informação sobre doação de ossos. O convite, da Siciliano de Natal, foi aceito e inesquecível para mim.

 Nada melhor do que, para falar de algo tão árido, praia, sol e um povo muito hospitaleiro! Era impossível estar melhor acompanhada. E o Papai do Céu ainda me presenteou mais… concedeu muito sol… Que eu tanto amo!

Medicina e cultura: Sergio e Gregório tocam bossa nova De lambuja, tive a oportunidade de conhecer ao vivo meu amigo RUBENS, que tanto tem me ajudado nesta divulgação. Ele conseguiu firmar reportagens na imprensa local e movimentar cerca de 30 pessoas para uma tarde autógrafos, regada a música do meu amigo reumatologista – e clarinetista nas horas vagas – Sérgio Kowalski – acompanhado do recém-formado em medicina Gregório, de Natal. Isso tudo aberto pelo bate-papo de 15 minutos que sempre faço para me apresentar, apresentar o projeto e esse assunto tão pouco difundido, meio “bicho de sete cabeças”, que é o transplante ósseo.

 E eu ainda tive a oportunidade de ter lá parte da minha família!

 Excelente não?

 Sim.

 Mas quero bater na boa e velha tecla: tudo isso somente é possível porque eu contei com a colaboração de dois doadores, dois familiares que, mesmo em um momento de dor, que é a perda de quem amamos para o Pai, ou o outro plano, como preferir. Graças a eles, que autorizaram a doação de ossos, TENHO VIDA DE NOVO. O meu eterno e mais sincero agradecimento…Bate papo divulga transplante de ossos em Natal (RN)

 Hoje posso andar sem dor, ir à praia sem muletas! – você não deve ter noção do quanto é inesquecível andar na areia sem apoio, sem dor e com firmeza nas pernas! – falar sobre a doação de ossos.

 DADOS

Por falar em doação de ossos, cerca de 600 pessoas ainda esperam um doador, neste ano, pelo Sistema Único de Saúde – por meio da fila do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – Into. Esse instituto é o único dos seis bancos de ossos no Brasil que não cobra a armazenagem do osso, por isso, divulgo sempre a doação para lá. A probabilidade de ajudar mais e mais por meio do SUS depende da difusão da informação, começando por nós. Quanto mais as pessoas souberem que doar ossos é possível, e tiverem informação de onde procurar para doar, e como doar, mais conseguiremos doadores.

 Em caso de um possível doador, procure a Central de Captação de Órgãos e Tecidos do seu estado ou município. A lista das centrais está em http://www.saude.gov.br.

 Então, ajudem! DOEM OSSOS. DOEM QUALIDADE DE VIDA. Para saber mais sobre a doação: www.into.saude.gov.br. E se quiserem adquirir meu livro: www.livrariacultura.com.br. Em Natal, podem comprar o livro pela Siciliano de lá. E confiram, nesta semana, minha coluna no Reumatoguia: www.reumatoguia.com.br, em colunistas. Falarei de algo que mexe com todos nós… como é se relacionar com alguém com artrite?

Forte abraço e boa semana!

 

 

2 Comentários»

  Priscila Torres wrote @

Adorei .. as fotinhas …

Quero te ver autografando em SP ..

Beijinhos ..

  Rubens Barros de Azevedo wrote @

Prezada Lalá: Bom dia seeempre!
Foi um privilégio conhecê-la pessoalmente, não apenas virtualmente.
Sua continuada superação dos obstáculos que tem encontrado na vida é uma lição de vida.
O magnífico trabalho que tem desenvolvido serve de exemplo e incentivo para pessoas igualmente necessitadas de cuidados especiais.
De minha parte, mesmo modestamente, continuarei a divulgar a problemática da doação de órgãos em geral, e dos ossos em particular.
Que Deus a abençoe e lhe dê sempre bastante ânimo para prosseguir na sua luminosa trajetória terrena, ajudando a quem precise.
Fraternal abraço do seu Amigo Rubens.


Deixe um comentário

