Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Vida em Movimento

Centros de Tratamento e cuidados à infância estão entre as reivindicações

Reuniram-se em Brasília, na última semana (13 e 14/08), cerca de 500 pessoas de todo o Brasil,  e da Liga Espanhola de Reumatologia.

Na presença de autoridades como o presidente da Liga Espanhola de Reumatologia, a médica-chefe da cadeira de reumatologia pediátrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o uso dos biológicos e o tratamento especializada figuraram entre os temas abordados. A cobertura completa você confere em www.reumatoguia.com.br.

Eu estive presente ao evento e constatei duas novidades que, para mim, podem auxiliar, e muito, aos 30 milhões de brasileiros (três vezes a população de Portugal) de brasileiros que sofrem com algum tipo de reumatismo. Uma das saídas seriam os centros de tratamento do reumatismo, financiados pelo Sistema Único de Saúde. Neles, haveriam fonoaudiólogos, psicólogos, reumatologistas, fisioterapeutas e uma gama de profissionais que cuidam da nossa qualidade de vida. Outro aspecto importante e que friso sempre: a artrite também pode dar em crianças de até 16 anos. Com febre, inchaço, vermelhidão nas articulações e outros sintomas. Se a criança tiver há mais de seis semanas com esses sintomas, procure um reumatologista pediátrico! E mesmo com a artrite, devemos nos vacinar! Apenas não devemos tomar vacinas de vírus vivo em uso de imunossupressores. O médico deve te orientar.

Vale lembrar que os principais usuários do transplante de ossos são pacientes com cãncer ósseo, quando se pode interromper o processo de amputação e lesão óssea grave; bem como pacientes com próteses, em especial os reumáticos, que têm má qualidade do osso, para fazer a chamada cirurgia de revisão. Mais informações em www.into.saude.gov.br. Doe ossos. Doe qualidade de vida!

Abraços, e até a próxima!

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: