Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Transplante de ossos e clarinete movimentam Brasília

No dia 14/08, sábado, a partir das 16h, a jornalista Larissa Jansen, autora do “Diário de um transplante ósseo – na real, dois” estará numa tarde de autógrafos e bate-papo muito bem acompanhada do clarinetista e reumatologista Sérgio Kowalski. Ambos vão conversar sobre Políticas Públicas para o combate ao reumatismo no Brasil, dicas de combate a doença, e transplante de ossos. O evento integra atividades do Fórum de discussões sobre Políticas Públicas aos pacientes com reumatismo, que ocorrerá em Brasília dias 12, 13 e 14 de agosto. Para este evento, informe-se pelo e-mail anaparreumato_brasil@yahoo.com.br.

ESTATÍSTICA
Dos cerca de 24,5 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o tema, cerca de 16 milhões sofrem com reumatismo, segundo informações do Grupo de Pacientes com Artrite do Rio de Janeiro (Gruparj).
E o reumatismo não é doença de velho!, alerta Larissa Jansen, a autora do livro que sofre com artrite idiopática juvenil desde os sete anos de vida. Lupus e artrite idiopática (reumatóide) juvenil estão entre as doenças que acometem crianças e jovens de 0 a 16 anos. Por isso, ao primeiro sinal de dor articular há mais de cinco dias, em crianças, procure um REUMATOLOGISTA – reumatismo deve ser tratado por reumatologista e não ortopedista.

TRANSPLANTE DE OSSOS
Neste exato momento, cerca de 600 pessoas aguardam um doador de ossos pela fila do Sistema Único de Sáude do Banco de Ossos e Tecidos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do ministério da Saúde. Mas o Into tem capacidade para praticamente atender a fila do País inteiro – porém, só capta cerca de 15 doações/ano.
Vale lembrar que um doador pode beneficiar a até 30 pessoas, ou seja, com 50 doações praticamente seria zerada a fila do País….
O Brasil conta com outros cinco bancos de ossos e tecidos, mas esses cobram a armazenagem do osso/tecido.
O doador tem seu corpo reconstituído, e a família pode enterrá-lo sem problemas, com o benefício de ter ajudado pessoas a viver…
Vejam dados do ministério da Saúde sobre doação de órgãos,ossos e tecidos:
Fonte: Ministério da Saúde

http://blogdosebinho.wordpress.com/2010/08/05/transplante-de-ossos-e-clarinete-movimentam-brasilia/

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: