Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Lições que melhoram a qualidade de vida de portadores de disfunção neuromotora

Fonte: http://www.into.saude.gov.br

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) realizou no dia 6 de julho mais um encontro voltado para a educação e orientação de pais e cuidadores de pessoas portadoras de disfunção neuromotora. Todos os participantes têm entre 5 e 30 anos de idade, sofrem de paralisia cerebral e são pacientes do Into, encaminhados pela área de ortopedia para esta ação.

O evento, coordenado pela Unidade de Reabilitação do Instituto, reuniu cerca de 30 pessoas entre crianças e adultos. A iniciativa faz parte de um programa chamado PREOCUPC que inclui oito aulas, em que profissionais da área de fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, fisiatria, fonoaudiologia e assistência social apresentam variados temas. Adequação ao ambiente domiciliar, mobilização e alongamento, higiene corporal, alimentação, higiene oral, orientações psicológicas, exercícios e cuidados contra a dor e estímulo à funcionalidade são alguns dos assuntos discutidos.

Todos os participantes recebem material de apoio como apostilas e manuais. “Realizamos estes encontros periodicamente. As pessoas inscritas no programa e que cumprem os módulos até o final são estimuladas a aplicar os ensinamentos em casa trazendo melhora de qualidade de vida para os portadores de paralisia cerebral”, explica a coordenadora do projeto Maria Luiza Meireles. Como parte do projeto, a equipe também se empenha em conseguir aparelhos de auxílio à locomoção sob medida para os pacientes.

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: