Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Transplante ósseo é parte de debate no Senado

Governo e sociedade se reúnem para propor inclusão de pessoas com deficiência

Fonte: http://www.sejus.df.gov.br/

(07/10/2009 – 17:21)

Propor políticas públicas eficientes para elaboração do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Esse é o principal objetivo do Seminário de Discussão da Região Centro-Oeste que está sendo realizado hoje e amanhã (08/10), no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Estão participação do evento diversos órgãos governamentais, associações, pessoas com deficiência e a sociedade em geral.

O seminário é a segunda edição dos Encontros Regionais propostos durante a II Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência, realizada no ano passado. A idéia é fazer fóruns de discussão nas cinco regiões brasileiras a respeito dos Projetos de Lei  3.638/00 e 7.699/06 de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), que tratam dos direitos e garantias da pessoa com deficiência. O primeiro encontro foi o da região Sudeste realizado em Belo Horizonte, no mês de setembro. E até dezembro, as outras três regiões restantes devem organizar suas reuniões.

Esse evento é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade). Aqui no Centro-Oeste está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus-DF), por meio da Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Corde-DF). Além destes, outros órgãos como a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) também participam do encontro.

Durante a abertura estiveram presentes o senador Paulo Paim, o vice-presidente do Conade, Isaias Dias, o coordenador do Corde-DF, Fernando Cotta, a coordenadora técnica da Comissão Permanente de Acessibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF), Márcia Muniz e a coordenadora do Corde, Nilzareth Lima. Entre os principais pontos a serem discutidos estão os assuntos de Educação inclusiva, acessibilidade, transporte público e mercado de trabalho para deficientes. Segundo o vice-presidente do Conade, Isaias Dias, que também é cadeirante, são nessas áreas que as pessoas com deficiência têm encontrado maior dificuldade para levar uma vida normal. ”Durante esse encontro vamos montar grupos para discutir separadamente cada um desses tópicos, pois é fundamental que o governo invista nessas áreas para que os deficientes tenham mais qualidade de vida”, ressalta Dias.

Para o coordenador do Corde-DF, Fernando Cotta, o encontro destaca o papel do Estado na elaboração de uma política de inclusão social dos portadores de deficiência, mas também envolve participação de toda a sociedade em uma discussão que vai beneficiar a vida de milhares de pessoas. “Temos aqui a oportunidade de trabalhar de forma articulada pela cidadania e conquista de direitos de pessoas que enfrentam diariamente diversas dificuldades para levar uma vida normal”, destacou Fernando Cotta.

Para representar os portadores de deficiência foi convidada para compor a mesa, a jornalista e escritora, Larissa Jansen, 30 anos. A jornalista é portadora de Artrite Reumatóide, doença que causa inflamação nas articulações e prejudica a estrutura óssea. Em função disso, Larissa encampa uma campanha de doação de ossos, após a morte.

A proposta final, montada a partir da realização dos cinco Encontros Regionais, será encaminhada para a Câmara dos Deputados e, em seguida, ao Senado Federal, a fim de que seja votada. Segundo o senador Paulo Paim, os parlamentares não vão se opor às idéias que melhorem o texto atual e beneficiam as pessoas com deficiência. Mas, durante as reuniões em todo o país, as discussões dos temas devem ser exaustivas para que nada deixe de ser exposto. “O Congresso vai aprovar o Estatuto das Pessoas com Deficiência para que elas tenham a oportunidade de uma vida melhor. O Senado da República está orgulhoso por essa discussão”, enfatizou Paim.

 

Inclusão de Deficientes no DF

O Governo do Distrito Federal vem se empenhando para melhorar a vida das pessoas com deficiência. A Secretaria de Justiça, por meio da Subsecretaria de Cidadania, conseguiu fazer com que os portadores de necessidades especiais tivessem mais acesso aos serviços públicos em um local adequado, a Praça do Cidadão, na estação do Metrô da 114 Sul. O local possui acessibilidade e lá as pessoas com todos os tipos de deficiências podem fazer perícia médica para obter o passe livre e outras documentações, além de cursos profissionalizantes. Todos os servidores (mais de 100) passaram por um treinamento de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para atender adequadamente os usuários.

Uma parceria entre as Secretarias de Justiça e de Saúde também possibilitou que deficientes físicos tivessem acesso aos serviços de órtese e prótese no local. Antes, esse serviço era prestado no SAI  (Setor de Indústria e Abastecimento), onde as pessoas encontravam muitas dificuldades de transporte e acesso.

Em setembro, o secretário de Justiça, Alírio Neto, anunciou que, em breve, será inaugurada a Central de Libras na Praça do Cidadão. A central vai funcionar dando suporte a todos os deficientes auditivos que necessitarem e solicitarem, por meio de um pré-agendamento em um sistema específico, o auxílio de um intérprete.

A ideia é que esse profissional acompanhe os surdos em consultas médicas e atendimentos em bancos e órgãos públicos, a fim de que eles possam resolver questões pessoais sem grandes impedimentos. Conforme explica o secretário de Justiça, o processo de licitação para contratar a empresa que vai supervisionar e recrutar os intérpretes fica pronto até o final deste mês. “Antes de dezembro, os deficientes auditivos já poderão contar com mais esse serviço do governo”, garantiu.

 


Ascom/Sejus – Foto: Francisco Camargo

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: