Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Hemorio faz parceria inédita com shopping carioca

Fonte: http://www.saude.rj.gov.br – Sesdec

Mais uma parceria que pode salvar vidas. O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) realizou nos dias 10 e 11 de julho a campanha “Doe Vida em Vida” no Botafogo Praia Shopping. A ação visa o aumento do número de doadores de medula óssea. A campanha conta com o apoio do Instituto Nacional do Câncer – Inca, da ONG Rio Solidário e da Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela.

Durante os dois dias de evento, uma equipe de 14 profissionais do Hemorio realizou um trabalho de conscientização e coletou 820 amostras de sangue de funcionários do shopping e consumidores. O público também assistiu a um vídeo de 13 minutos que explica como funciona o processo de doação. As amostras recolhidas entram para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Havendo compatibili­dade, o candidato é chamado a fazer a doação.

A diretora do Hemorio, Clarisse Lobo, destacou a importância da campanha e o papel do instituto na mobilização por doadores:

– A compatibilidade é rara. Entre irmãos do mesmo pai e mesma mãe é de 25%. Quando o doador não é encontrado na família, o paciente começa a busca no Redome, onde as chances desta compatibilidade são bem mais difíceis − uma para cada 100 mil cadastros. Quanto mais alimentamos o banco nacional, maior é a oferta de vida. Hoje, existem cerca de mil pessoas em busca de um doador no Brasil.

Segundo a assistente social Regina Lacerda, coordenadora de campanhas externas de candidatos para doação de medula óssea no Rio de Janeiro, a campanha acontece em um momento importante para o Redome, que, hoje, tem um milhão de voluntários cadastrados.

– Em um primeiro momento, a pessoa faz só um cadastro. A doação só é realizada se houver compatibilidade com algum paciente – ressalta a assistente social, doadora oficial desde 2001 – Pedimos que o voluntário tenha consciência do compromisso. É uma decisão importante – lembra Regina.

Além de convocar todos os funcionários, a administração do Botafogo Praia Shopping, que recebe um fluxo diário de cerca de 30 mil consumidores, mobilizou diretores de grandes empresas localizadas no entorno para que se engajassem no projeto. Muitas destas empresas, além de divulgarem internamente a ação, liberaram funcionários para doarem durante o expediente.

O processo de cadastramento é simples e não requer nenhum preparo especial. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos (incompletos), e em bom estado de saúde, pode participar da campanha.

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: