Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

TRF/1.ª nega pedido de tutela de urgência para implante de prótese peniana

TRF/1.ª nega pedido de tutela de urgência para implante de prótese peniana

Publicado em 02 de Julho de 2009, às 18:33

A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF/1.ª) decidiu, por unanimidade, nos termos do voto do relator, desembargador federal Fagundes de Deus, indeferir pedido para que o Poder Público seja obrigado a fornecer, gratuitamente, prótese peniana e custear a intervenção cirúrgica para a implantação, diante da ausência de demonstração da alegação de urgência (risco de lesão grave e de difícil reparação) que justifique o deferimento antecipado em agravo de instrumento.

Consta dos autos que o requerente, com idade de 61 anos, foi acometido de Priapismo (ereção dolorosa), evoluindo para o quadro clínico de impotência de origem orgânica. Alegou, pois, necessitar urgente de procedimento cirúrgico de implante de prótese peniana. Segundo o paciente, está comprovada “a lesão grave ou de difícil reparação, eis que a demora no tratamento médico-cirúrgico, assim como do provimento judicial, impõe ao agravante maior abalo psicológico, sobretudo pelo fato de se afastar da convivência de outras pessoas, sendo levado ao isolamento e, por consequência, a um quadro de depressão profunda, irreversível ou de difícil reversibilidade, além de disfunção orgânica definitiva” .

O relator ao analisar a controvérsia reconheceu que, conquanto não se despreze a situação penosa de que padece o agravante – acometido de priapismo (ereção dolorosa), evoluindo para impotência – inexiste prova inequívoca da urgência da implantação da pretendida prótese e de ser este o único e mais adequado tratamento ao paciente, com 61 anos. Salientou ainda que conforme ressaltado pelo julgador a quo “(…) na tabela do SUS há previsão de outro tipo de prótese (peniana maleável/par de corpos cavernosos, no valor de R$ 660,80)”, sendo certo, ainda, que a falta de tal prótese não causa risco de morte ao recorrente.

Marconi Dantas Teixeira

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: