Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

Hemorio promove concurso de frases sobre meio ambiente

Fonte: Secretaria de Estado de Saude e Defesa Civil (Sedesc-RJ)

www.saude.rj.gov.br

 

Para dar maior visibilidade à gestão ambiental, o Hemorio, através do Grupo de Responsabilidade Socioambiental (GRSA), promove o primeiro concurso de frases sobre meio ambiente. As inscrições começaram em junho e se estendem até agosto. Serão premiadas as três frases mais criativas.

Os funcionários do Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), terão até o dia 10 de agosto para se inscrever. O anúncio dos vencedores será no dia 21 do mesmo mês, durante o seminário “Gerenciamento de Resíduos – um dos elementos da ecoeficiência”.

As três frases selecionadas vão ser utilizadas em campanhas de conscientização ao longo do ano. Além da notoriedade, o primeiro colocado vai ganhar um aparelho de DVD. O segundo lugar receberá uma cafeteira e o terceiro, uma sanduicheira.

A idéia de incentivar a responsabilidade ambiental no Hemorio teve início em 1999.  Para o chefe do setor de esterilização e integrante do grupo, Marcos Rosa, o importante é discutir o tema e participar.

– O concurso é uma forma de incentivarmos o racionamento de água e luz, além de outras energias. Fica mais leve se mostrarmos a importância da preservação ambiental através de brincadeiras. O prêmio é o de menos – acredita Rosa.

Preocupação começou em 1999 – No Hemorio, a preocupação ambiental começou ainda em 1999, quando surgiu o questionamento sobre o que fazer com o lixo de setores como rouparia, higiene e limpeza.

Para solucionar a questão, o Instituto passou a vender o papelão não utilizado. Com o passar do tempo e sucesso da ação, o Hemorio começou a vender também cartuchos de impressora, garrafas pets, alumínio, entre outros produtos.

A partir daí, surgiu o Hemocicle, programa do instituto criado para tratar resíduos produzidos na unidade. Hoje, o projeto contribui com a sobrevivência de 21 árvores a cada mês, o que representa 252 por ano. Em 2008, foram recicladas 18 toneladas de resíduos. Um resultado comemorado pela diretora geral do Instituto, Clarisse Lobo.

– É impossível pensar em sustentabilidade e gestão ambiental sozinho. Por isso, dividimos a responsabilidade com todos os funcionários. O importante é cada um fazer a sua parte.– explica Clarisse.

Reconhecimento veio com prêmio – Com o Hemocicle, o Hemorio conseguiu destaque no cenário de gestão ambiental. Em outubro de 2008, recebeu o prêmio de Benchmarking Ambiental Brasileiro, ficando entre as 30 melhores empresas no Brasil.

O Hemocicle também é responsável por financiar campanhas internas de prevenção ao câncer de colo do útero, mama e próstata, além do projeto Qualidade de Vida, destinado aos funcionários.

Apesar dos números positivos, o Hemorio está atento ao desperdício. Para 2009, a proposta é reduzir ainda mais. Foram recicladas 12 toneladas de papel, entre fevereiro de 2007 e o mesmo mês de 2008. Apesar dos esforços, a instituição calcula um desperdício de seis mil toneladas.

Anúncios

No comments yet»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: