Transplante Osseo na Real

Um diario sobre o tema

HOJE: TRÊS ANOS do meu primeiro transplante

Caros amigos, há três dias venho me lembrando tanto de tudo que me aconteceu nos últimos três anos…. Há exatos 1095 dias eu estava no Centro de Tratamento Intensivo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro. Acompanhada do meu pai e irmã, realizara, desde as sete da manhã, meu primeiro transplante: e de osso. De lá pra cá, tenho me dedicado a informar a sociedade que transplante de osso existe e pode salvar vidas.

 

Fiz a segunda cirurgia, do outro lado do quadril (esquerdo), em novembro de 2006.

 

De acordo com informações de maio, entre janeiro e abril deste ano tivemos apenas QUATRO DOAÇÕES neste que é o único banco de ossos 100% gratuito no Brasil – os demais cobram a armazenagem do osso. Em 2008, o número de doações, neste mesmo período, foi de apenas DUAS. Em função do reduzido número de doações, a média de cirurgias com transplante/mês – no Into – também é baixa: quatro. Precisamos mudar esse panorama… E você pode ajudar. Só você pode ajudar. Propague a informação!

 

Neste exato momento, cerca de 650 pessoas estão esperando, como eu, pelo Into, há três anos, um doador e a possibilidade de voltar a andar – porque voltar a andar ainda dependerá de vários fatores, né? E de muuuiita força de vontade!

 

Por isso, estou indo agradecer a Deus por essa nova oportunidade, pedindo bênçãos e mais bênçãos aos meus doadores e familiares. E muita LUZ para essas pessoas que hoje, assim como eu em 2006, esperam uma nova oportunidade de vida.

 

DOE OSSOS. DOE QUALIDADE DE VIDA. Mais informações em www.into.saude.gov.br.

 

Confira amanhã, neste blog, reportagem veiculada na Voz do Brasil (Poder Executivo) desta semana sobre o novo Into e a oportunidade de atender a uma demanda maior de pacientes de traumato-ortopedia.

No comments yet»

Deixe um comentário

